Nossos corpos por nós mesmas é a tradução e adaptação brasileira do OBOS (Our Bodies Ourselves), um clássico e best-seller do feminismo mundial sobre saúde das mulheres. Produzido pelo Coletivo Feminista de Boston na década de 1970 e traduzido em mais de 30 línguas, OBOS tem informado e inspirado mulheres de várias gerações.
Considerado pelo The New York Times um “clássico do feminismo”, o livro abrange muitos temas sobre saúde e sexualidade da mulher, incluindo menstruação, menopausa, sexo seguro, métodos contraceptivos, gravidez, orientação sexual, gênero, saúde mental, imagem corporal, maternidade, entre tantos outros. Além disso, o livro inclui informações sobre o sistema e os serviços de saúde no Brasil, diversos recursos adicionais e muitos relatos autênticos.
Um livro para mulheres de todas as idades.
O projeto coletivo de tradução faz parte da história do OBOS no mundo. No Brasil, este projeto foi iniciado em 2019 com base em uma proposta pedagógica – idealizada e articulada pelas professoras Érica Lima (Unicamp) e Janine Pimentel (UERJ) com cerca de 40 alunos e alunas – e uma proposta social, materializada por Raquel Pereira do Coletivo Feminista Sexualidade e Saúde de São Paulo junto ao Coletivo Feminista de Boston. Após o trabalho de tradução, o projeto contou com 46 especialistas de várias áreas na adaptação e revisão técnica, além de dezenas de pessoas nas colaborações e transcrições. Ou seja, este livro reflete a iniciativa de três mulheres e o trabalho direto de quase uma centena de pessoas! Todas trabalharam – a grande maioria voluntariamente e com ligação à universidade pública brasileira – para que OBOS ganhasse sua versão em português após mais de cinquenta anos de sua publicação.
ORG.: Coletivo Feminino de Boston, Coletivo Feminista Sexualidade e Saúde, OBOS Brasil
CO-EDIÇÃO: Editora Timo & Ema Livros
A equipe do Coletivo Feminista Sexualidade e Saúde se dedicou intensamente para a tradução e adaptação de um livro tão importante para a realidade das mulheres. Por conta disso, para que você possa acessar a íntegra do livro em pdf, pedimos a realização de uma doação para a organização que permitirá com que a gente continue contribuindo para a promoção de uma saúde integral e feminista para todes.