fbpx

Saúde das Mulheres

Saúde das mulheres, a ginecologia obstetricia por uma ótica mais feminista.

A ginecologia feminista não é uma especialidade médica e sim um jeito de construir atenção à saúde das pessoas a partir do cotidiano de atendimentos do Coletivo Feminista Sexualidade e Saúde.

Pretende transgredir as relações usualmente paternalistas e hierárquicas com profissionais de saúde. Aqui a pessoa é entendida como capaz de entender seus processos fisiológicos e de doença, decidir sobre o que é melhor para si e atuar para viver uma vida boa.

As profissionais de saúde nesse contexto vão ajudá-la/o a encontrar as melhores informações e traduzir evidências científicas. Vão ouvi-la/o e construir juntas/os um projeto terapêutico de acordo com as demandas da pessoa. A pessoa está no centro de seu cuidado e a terapêutica é pensada de maneira a contribuir para que ela possa ter autonomia para cuidar de si mesma. Entra aí a centralidade da fitoterapia e outras práticas suaves de auto-cuidado.

O cuidado é livre de dano. O exame físico é pensado para que possa proporcionar uma oportunidade de conhecer-se e superar as memórias de dor e constrangimento vividas nesse contexto. Os exames complementares são realizados conforme necessidade individual de cada mulher. As “rotinas ginecológicas” e check-ups são problematizadas com a mulher para que possa entender quando cada um dos exames está indicado.

O atendimento é pautado por profundo respeito à orientação sexual e identidade de gênero visando recuperar a oportunidade de todas as pessoas a uma boa interação com seus cuidadores/as.

A ginecologia feminista propõe uma reinterpretação da fisiologia, etapas de vida e história das mulheres a partir das lentes do feminismo. Não falamos de sexologia mas de sexualidade. TPM é uma janela de oportunidade para observar-se o que se sente e também a construção social de um momento em que é permitido à mulher o descontrole. A maternidade uma opção. A mulher com gravidez indesejada ouvida e acolhida. A menopausa, não o declínio, mas o fim de um ciclo e uma nova etapa de potência e criatividade. O planejamento é reprodutivo e não familiar.

A ginecologia feminista é uma oportunidade para um cuidado livre de julgamento e moralismo e cheio de liberdade e amorosidade com quem somos.

Halana Faria

Atendimentos realizados por médica Ginecologista, Médicas da Familia e Comunidade e Obstetrizes:

Precisando de Atendimento?

Equipe do Ambulatório

Flavia Estevan
Obstetriz/parteira e Acupunturista

Formada pela EACH-USP e acupunturista. Atua como parteira na cidade de São Paulo, atendendo partos hospitalares e domiciliares, além de acompanhamento pré natal e pós parto. Faz parte do ambulatório de saúde das mulheres do Coletivo Feminista Sexualidade e Saúde. Trabalha pela humanização da saúde das mulheres, do parto e do nascimento, participa de projetos de saúde em comunidades periféricas e escreve para a Rede Humanista de noticias em saúde- REHUNO.

Maíra Bittencourt
Obstetriz/parteira

Formada pelo Curso de Obstetricia da EACH-USP.
Integra a equipe do Coletivo desde 2013, realiza atendimentos de planejamento reprodutivo, acolhimento à gestação indesejada e pré-natal. Atua na atenção do rastreamento preventivo de câncer de colo e participa de projetos e ações em Justiça Reprodutiva.

Aline Oliveira
Médica de Família e Comunidade

pela FMUSP, mestranda em medicina de família pela Western Ontario, estuda lacunas de pesquisa em saúde das mulheres, está no CFSS desde 2016 e atualmente atende por telemedicina. 

Luiza Cadioli
Médica de Família e Comunidade

pela USP. Mestranda pela Faculdade de Saúde Pública da USP. Trabalhou na Estratégia de Saúde da Família em São Paulo e com educação médica e supervisão de alunos de graduação e residentes de medicina de família e comunidade do HC-FMUSP de 2017 a 2023. Atende como médica no Coletivo Feminista Sexualidade e Saúde desde 2014.

Nathalia Cardoso
Médica de Família e Comunidade

pela FMUSP, trabalhadora do SUS em uma unidade básica de saúde desde 2018 e do Coletivo Feminista Sexualidade e Saúde desde 2015.

Carla Marques
Médica de Família e Comunidade

pela FMUSP, faz parte do Coletivo Feminista Sexualidade e Saúde desde 2017. Foi preceptora e tutora na Residência de MFC na FMUSP. Atualmente trabalha na saúde suplementar.

Mariana Villiger
Médica de Família e Comunidade

pela FMUSP, atua no SUS em uma UBS da zona oeste de São Paulo, tutora da Residência de Medicina de Família e Comunidade da FMUSP. Atua no CFSS desde 2018.

Larissa Oliveira Almeida
Médica de Família e Comunidade

pela FMRP-USP e especialista pela Uniara/Araraquara. Médica de postinho com alegria desde 2020. Cuida de tudo que é gente, animal e planta.

Mariana Percia
Médica Ginecologista e Obstetra

pela Universidade Federal de Alagoas, com residência pelo Conjunto Hospital Mandaqui (SUS-SP) e subespecialidade em Ginecologia Endócrina e Climatério pela UNIFESP. Mestranda em Saúde Pública pela USP. Trabalhou na rede municipal de saúde em São Paulo e no Rio com população em situação de rua. Trabalhou com atendimento a violência sexual em CDDM em Maceió. Atualmente atende como ginecologista no Coletivo e como ginecologista no SUS no Ambulatório de Violência Sexual do Centro de Referência da Saúde da Mulher. 

Carla Vinhal
Medicina de Família e Comunidade

pela UFMG e especialização em Medicina de Família e Comunidade pelo município de São Bernardo do Campo/SP, além de professora universitária. Mineira, trabalha no CFSS e na saúde suplementar, acreditando e buscando construir um cuidado que seja compartilhado, com estímulo à autonomia de cada pessoa.

Rua Bartolomeu Zunega, 44 Pinheiros – São Paulo/SP
© 2020 Coletivo Feminista de Sexualidade e Saúde • Todos os direitos reservados.