fbpx

Ambulatório de Saúde Geral

O que é Medicina de Família e Comunidade?

A especialidade medicina de família e comunidade surgiu no Brasil há alguns anos com foco privilegiado na Atenção Primária à Saúde Geral, com o objetivo de gerar equidade e boa gestão dos recursos de saúde.

Cabe ao médico de família e comunidade (MFC) o primeiro contato, acompanhamento longitudinal, integral e coordenado da saúde de uma pessoa, considerando seu contexto familiar e comunitário, bem como suas descobertas e questionamentos nesse processo.

É competência do MFC solucionar problemas, prevenir doenças, tratar as doenças mais frequentes e gerir recursos disponíveis na rede de saúde.

Os princípios e práticas são centrados na pessoa (sem distinção de raça, sexo, idade ou sistema) – e não na doença – o que faz do MFC o médico do indivíduo e não de uma parte do corpo ou de um problema específico.

Não precisamos saber apenas que doença a pessoa tem, mas que pessoa tem essa doença” (Oliver Sacks)

Atualmente o MFC cumpre um papel muito importante nos paradigmas de saúde e doença, em uma época e sociedade sobrediagnosticada e hipermedicalizada, muitas vezes desnecessariamente. Com o objetivo de prevenir essas intervenções desnecessárias e melhorar a qualidade de vida das pessoas, além de diminuir a medicalização e devolver ao indivíduo a autonomia do próprio corpo e do seu processo de adoecer, o MFC deve atuar seguindo o princípio da não-maleficência (primun non nocere), indicando intervenções que tenham respaldo científico e cujo benefício supere o risco para o indivíduo, além de encaminhar o paciente para o especialista quando necessário.

No Coletivo Feminista Sexualidade e Saúde o trabalho das médicas de família envolve não só o cuidado da mulher do ponto de vista ginecológico (com exames de rastreio e prevenção de doenças), mas também em saúde geral.

Tem aumentado, além disso, nossa demanda por atendimento médico a homens e crianças de todas as idades, o que faz com que no espaço do Coletivo haja uma prática abrangente de saúde para todos que desejem um cuidado integral.

Precisando de Atendimento?

Equipe do Ambulatório

Flavia Estevan
Acupunturista e Obstetriz

pela EACH-USP. Atua como parteira em São Paulo (partos hospitalares e domiciliares),  acompanhamento pré-natal e pós-parto. Faz parte do ambulatório de saúde das mulheres do Coletivo Feminista Sexualidade e Saúde. Trabalha pela humanização da saúde das mulheres, do parto e do nascimento, participa de projetos de saúde em comunidades periféricas e escreve para a Rede Humanista de noticias em saúde- REHUNO.

Luiza Cadioli
Médica de Família e Comunidade

pela USP. Mestranda pela Faculdade de Saúde Pública da USP. Trabalhou na Estratégia de Saúde da Família em São Paulo e com educação médica e supervisão de alunos de graduação e residentes de medicina de família e comunidade do HC-FMUSP de 2017 a 2023. Atende como médica no Coletivo Feminista Sexualidade e Saúde desde 2014.

Nathalia Cardoso
Médica de Família e Comunidade

pela FMUSP, trabalhadora do SUS em uma unidade básica de saúde desde 2018 e do Coletivo Feminista Sexualidade e Saúde desde 2015.

Carla Marques
Médica de Família e Comunidade

pela FMUSP, faz parte do Coletivo Feminista Sexualidade e Saúde desde 2017. Foi preceptora e tutora na Residência de MFC na FMUSP. Atualmente trabalha na saúde suplementar.

Mariana Villiger
Médica de Família e Comunidade

pela FMUSP, atua no SUS em uma UBS da zona oeste de São Paulo, tutora da Residência de Medicina de Família e Comunidade da FMUSP. Atua no Coletivo Feminista Sexualidade e Saúde desde 2018.

Larissa Oliveira Almeida
Médica de Família e Comunidade

pela FMRP-USP e especialista pela Uniara/Araraquara. Médica de postinho com alegria desde 2020. Cuida de tudo que é gente, animal e planta.

Aline Oliveira
Médica de Família e Comunidade

pela FMUSP, mestranda em medicina de família pela Western Ontario, estuda lacunas de pesquisa em saúde das mulheres, está no CFSS desde 2016 e atualmente atende por telemedicina. 

Carla Vinhal
Medicina de Família e Comunidade

pela UFMG e especialização em Medicina de Família e Comunidade pelo município de São Bernardo do Campo/SP, além de professora universitária. Mineira, trabalha no CFSS e na saúde suplementar, acreditando e buscando construir um cuidado que seja compartilhado, com estímulo à autonomia de cada pessoa.

Rua Bartolomeu Zunega, 44 Pinheiros – São Paulo/SP
© 2020 Coletivo Feminista de Sexualidade e Saúde • Todos os direitos reservados.